Screen Shot 2018-08-03 at 5.15.09 PM

O Grupo Paris Vidros e Alumínio é o único representante das portas e janelas PanoramAH! no Estado do Rio de Janeiro. Recentemente a empresa foi citada em uma reportagem na revista Tecnologia & Vidro. Acompanhe abaixo a íntegra da reportagem.

Vidraçarias precisam conhecer as janelas minimalistas

Conheça esta tendência que absorve cada vez mais metragens de vidro sem a participação das vidraçarias

A utilização de vidros nos projetos de casas de alto padrão tem aumentado. Porém, as oportunidades para as vidraçarias não têm sido ampliadas com a mesma intensidade. Isso porque os projetos mais sofisticados estão optando pelas janelas/portas minimalistas. Trata-se de um conceito moderno e inteligente de utilização do vidro, aliado à tendência arquitetônica denominada minimalismo.

As janelas/portas minimalistas estão aliadas às esquadrias minimalistas. Na prática são grandes painéis de vidros emoldurados em uma sofisticada esquadria, que sistema que permite a abertura e o fechamento com leveza e quase ausência de adereços como puxadores e fechaduras.

Minimalismo

O movimento minimalista marcou profundamente a base criativa dos artistas do século XX. A ideia de limitar qualquer coisa à sua essência ganhou adeptos em diversas áreas. E na arquitetura, muitos profissionais se renderam a essa nova maneira de criar. O minimalismo nessa área valoriza a luz e a sua incidência nos volumes e nas massas que compõem os edifícios, por isso o vidro é tão importante.

Comparações

A comparação do fechamento com vidros temperados com o fechamento com uma esquadria minimalista é semelhante a comparação que se faz de carro popular da Volkswagen com um topo de linha BMW. Para os que não querem trabalhar sobre o fator preço, mas sim sobre o fator qualidade, é uma opção interessante.

ParoramAH!

A revista Tecnologia & Vidro entrevistou com exclusividade o arquiteto Eurico Almeida, diretor internacional da PanoramAH! uma das principais empresas mundiais dessa tendência, acompanhe a seguir a entrevista na íntegra:

Capa T&V 119Revista Tecnologia & Vidro (T&V) - Quando surgiram os sistemas de portas minimalistas? O que são?

Eurico AlmeidaA janela minimalista conheceu um sucesso notável há duas décadas, perseguindo e ampliando o legado de um importante ícone da Arquitetura Moderna – a janela deslizante horizontal e a janela/parede de vidro. O sistema minimalista da PanoramAH! foi concebido para oferecer a combinação perfeita entre estética, eficiência e técnica.

T&V- Há quanto tempo são comercializadas na Europa e quando chegaram ao Brasil?

Desde 2008 a PanoramAH! tem sido desenvolvida pela Unlimited Perspective SA – com sede em Genebra, Suíça – e instalada em todo o mundo, incluindo o Brasil. Com uma equipe altamente experiente e motivada, a PanoramAH! teve um crescimento sustentado, estando presente em mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros especializados.

T&V- Quais as vantagens que oferecem para o designer ou arquiteto?

Trata-se de um sistema de caixilharia de alumínio de correr de última geração que explora as propriedades autoportantes dos vidros, possibilitando a execução de grandes áreas envidraçadas com uma utilização de perfis verticais de alumínio de dimensão mínima e grande elegância. Ao contrário dos sistemas mais tradicionais, o vidro é o componente principal e suporta-se a si mesmo, enquanto o alumínio assume uma função auxiliar de guia de deslizamento, reforço estrutural pontual e garante da estanquidade da janela. Os 20mm do perfil vertical são os únicos elementos unificadores, quase imperceptíveis, entre as folhas de vidro e que permitem a perfeita impermeabilidade do sistema, potenciando na sua plenitude a área de vidro.

T&V- Trata-se de uma tendência em expansão?

Claramente! Nos últimos 10 anos, os sistemas de janelas mínimalistas tiveram uma grande evolução, tanto ao nível do desenho do produto, como ao nível do desempenho, procurando responder aos mais exigentes padrões térmicos como Passivhaus ou Minergie. A procura de mais luz e transparência – uma das principais premissas da Arquitetura Moderna – continua a ser um dos principais objetivos do arquiteto, incentivando o constante aperfeiçoamento da janela minimalista.

T&V – Qual o tipo (ou tipos) que a PanoramAH! comercializa no Brasil? Qual sua origem?

A PH38, um sistema de abertura de exterior com vidro duplo ou triplo que se caracteriza pelo excelente compromisso entre comportamento térmico e acústico, adequado a todos os climas. É ideal para vãos de grandes dimensões, pois permite obter uma superfície de vidro até 19m2.  Oferece uma enorme flexibilidade na composição dos vãos e sistemas de abertura, possibilita a inclusão de um amplo leque de complementos e pode ser completamente automatizado. E também o PH26, um sistema de abertura de exterior mais ligeiro mas com menor diversidade tipológica. É ideal para vãos de dimensões mais reduzidas (até 6m2) e com requisitos de desempenho térmico e acústico moderados.

T&V- Existe algum diferencial nos produtos PanoramAH!?

As características diferenciadores da PanoramAH! são: harmonia entre a estética, eficiência e técnica; leveza; desempenho térmico e acústico; capacidade de encerrar vãos de grandes dimensões (grandes áreas de vidro); flexibilidade e adaptabilidade a soluções construtivas complexas; diversidade tipológica, possibilitando a coerência formal entre todos os sistemas de abertura de um projeto de arquitetura; facilidade de manuseio e manutenção.

T&V- A instalação desse produto exige mão-de-obra qualificada?

Sim, sem dúvida. Desde a fase de desenho de soluções à fase de instalação em obra, a empresa exige mão de obra qualificada, por se tratar de um produto com enorme rigor técnico e cujo desempenho é determinante para a qualidade do espaço arquitetônico.

T&V- Qual a durabilidade e a garantia para esse produto?

Os componentes PanoramAH! têm grande resistência e durabilidade. É, no entanto, conveniente assegurar uma manutenção preventiva, para garantir que a sua funcionalidade e acabamento não se degradem com o passar do tempo. Cuidados regulares de manutenção, com produtos não abrasivos, são suficientes para prolongar a longevidade de todos os componentes.

T&V- Quantos representantes possuem no Brasil?

A empresa apresenta neste momento uma rede de distribuidores que abrange todo o território brasileiro.

 

Sobre o autor

Leave a Reply

*